! Principais novidades do BBB11 foram exibidas nos EUA em 2010 - Crítica do BBB, por Mauricio Stycer - UOL BBB11
  • http://televisao.uol.com.br/bbb/bbb11/critica/mauricio-stycer/2011/02/03/principais-novidades-do-bbb11-foram-exibidas-nos-eua-em-2010.htm
  • Principais novidades do BBB11 foram exibidas nos EUA em 2010
  • 24/04/2024
  • UOL Televisão - Reality
  • UOL BBB11
  • @UOLTelevisao #UOL #BBB11
  • 123
Tamanho da letra
03/02/2011 - 13h57

Principais novidades do BBB11 foram exibidas nos EUA em 2010

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL
  • Em prova do líder do BB12, candidatos atravessam campo agarrados a um cachorro-quente gigante

    Em prova do líder do BB12, candidatos atravessam campo agarrados a um cachorro-quente gigante

Divididos em dois grupos, os candidatos precisam atravessar um campo agarrados a um cachorro-quente gigante, preso por roldanas. O primeiro a chegar do outro lado vai ganhar 10 mil, o segundo fica com 1 mil, o terceiro fatura 100 e assim por diante. O último a chegar será o líder da semana.

Esta foi a prova que definiu o líder na primeira semana do "Big Brother 12", exibido pela CBS e Showtime 2, entre 8 de julho e 15 de setembro de 2010, nos Estados Unidos. Parece com algo que você já viu? Sim. Houve apenas três diferenças em relação à primeira prova do líder do BBB11, exibida em janeiro de 2011: na versão brasileira, os candidatos se agarraram a um refrigerante gigante, os vencedores receberam em reais (e não em dólares) e a prova deu completamente errada.

Como observou o leitor Álvaro, de Vitória (ES), que me enviou um link do You Tube com a prova no BB12 (EUA), esta não foi a única atração do BBB11 “inspirada” em seu “primo” americano. Ambos são, como se sabe, programas licenciados pela Endemol, a empresa holandesa que criou o formato e o exportou para meio mundo.

Na realidade, uma rápida pesquisa mostra que o programa brasileiro está aproveitando várias ideias alheias. A prova da comida, realizada em 16 de janeiro, na qual os candidatos precisavam disfarçar o gosto de uma bebida ruim foi realizada na sétima semana do BB americano, no ano passado.

A mais recente –e curiosa– prova da comida, na qual os candidatos prenderam colegas com fita numa parede, e depois jogavam água neles, também foi produzida antes pelo programa da CBS.

A principal novidade do BB12 foi a introdução da figura do “sabotador”. Adivinhe qual foi uma das primeiras missões do sabotador americano? Colocar um cadeado na despensa da casa.

Aparentemente, porém, a direção do programa brasileiro não ficou satisfeita com a ideia do sabotador. Depois de duas missões mal explicadas, ele foi deixado de lado, enquanto no programa americano ele agiu até o final.

Até mesmo a ideia de uma “caixa de Pandora”, que pode conter prêmios ou surpresas desagradáveis, não é novidade para quem acompanha o BB americano já há alguns anos. No BBB ela foi usada pela primeira vez nesta décima-primeira edição.

Não há nada demais em copiar ideias alheias, especialmente num programa que é uma franquia internacional. Seria conveniente, apenas, ao trombetear as atrações, advertir o espectador que as novidades não são tão novas assim.

$import.read("http://tcinclude.sys.intranet/_template/web/barra-uol/barra-uol.htm")