UOL Entretenimento Televisão
 
28/05/2010 - 01h29

Agressividade e confiança excessiva tiram Caio da disputa do "Aprendiz Universitário"


Da Redação

O estudante de Engenharia Química Caio Delforno, de 20 anos, foi o eliminado desta quinta, 27, no "Aprendiz Universitário", deixando a disputa na reta final. Restam apenas três candidatos para as duas vagas na grande decisão, que será transmitida ao vivo no dia 8 de junho.

Para a realização desta tarefa, as equipes foram divididas novamente. Até então vinha sendo uma disputa entre homens e mulheres, mas desta vez a Up contou com a dupla Samara e Caio, enquanto a Avant foi formada por Gabriela e Rodrigo. As duas meninas foram as líderes de suas equipes. O cliente era uma grande rede de varejo, que pediu em seu briefing para os aprendizes realizarem de forma criativa uma ação de ativação de ponto de venda no setor de som e imagem. O objetivo era conquistar os consumidores e vender televisores. Cada dupla ficou com uma loja em uma região diferente da grande São Paulo.

A Avant por sorteio escolheu a loja de Osasco e encontrou dificuldade para negociar com o fornecedor de estandes a que estava acostumada a contar em suas tarefas. Já a equipe Up ficou com uma loja na cidade de São Paulo e encontrou mais facilidade nesse sentido, porém, não inovou e trouxe ideias já aplicadas em outras tarefas, como o mural com fotos dos consumidores. Com um estande mais colorido, repleto de balões e sorteio de brindes, a equipe Avant conquistou o cliente e sagrou-se campeã.

Como prêmio por terem vencido a prova, Gabriela e Rodrigo ganharam uma viagem para Punta del Este, mas só poderão embarcar após o fim do programa. Os dois ainda foram presenteados com vale-compras em uma loja e suítes exclusivas no hotel em que estão hospedados, além de uma ida a um spa e jantar em um restaurante de São Paulo.

Menos privilegiada, a equipe Up ouviu logo no início da sala de reunião de João Doria Jr. que a soberba foi o motivo para a derrota. Segundo o empresário, Samara e Caio achavam que já tinham garantido a vitória e não se empenharam. O consultor David Barioni classificou a tarefa relizada por eles como protocolar e notou que até mesmo o tapete utilizado pela equipe já havia sido escolhido em outra tarefa. Cristiana Arcangeli apontou novamente a falha em entender o briefing dado pelo cliente e a falta de ideias criativas. Segundo a consultora, os dois são bons realizadores, mas não são criativos.

João Doria Jr. ainda fez questão de revelar a opinião do cliente sobre o trabalho da equipe: simplesmente não entendeu a ação idealizada pela dupla. O empresário ainda criticou a estratégia de dar brindes-surpresa aos consumidores. Segundo ele, se uma pessoa vai ganhar algo, quer saber o que é. Ele comparou a ação com a da outra equipe, que sorteou itens vendidos pela própria loja, como eletrodomésticos.

No intervalo da sala, David Barioni indicou ao apresentador que Caio deveria ser o demitido pois "atingiu seu limite" no programa, além de ter uma postura muito confiante para alguém tão jovem, que se acha muito bom, mas ainda não é. Já Cristiana Arcangeli apontou que Samara deveria sair pois Caio é mais criativo e tem ideias brilhantes.

Na volta dos dois candidatos à sala de reunião, João Doria Jr. pediu que eles apontassem seu principal defeito e o do seu adversário. Caio escolheu sua agressividade e a instabilidade emocional de Samara. Ela também criticou a postura incisiva do rapaz ao lidar com as pessoas e indicou sua falta de segurança. Em seguida, uma pequena discussão entre os dois candidatos teve início, com Samara dizendo a Caio que vários participantes já eliminados criticaram o jeito agressivo dele e Caio, por sua vez, acusando que ela é insegura e não sabe propor soluções criativas.

Antes de anunciar o eliminado, João Doria Jr. fez questão de enfatizar que essa foi a sala mais difícil de todas, inclusive pelo fato de os dois consultores terem opiniões divergentes sobre quem deveria sair. Por fim ele demitiu Caio e justificou sua decisão com o discurso de que pela trajetória dos dois, Caio possui  um comportamento pessoal mais complicado, com dificuldade de relacionamento com as pessoas, e isso faz diferença na prestação de serviço, podendo se tornar um fator desagregador em um grupo. "Ele vai ter que trabalhar isso", concluiu.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host