UOL Entretenimento Televisão
 
19/05/2010 - 00h47

Alessandra é demitida do "Aprendiz" após fracasso como líder


Da Redação

Nesta terça-feira (18) no "Aprendiz Universitário  7", uma prova para testar a capacidade de vendas dos estudantes acabou levando a equipe Avant à derrota. A demitida deste episódio foi Alessandra, a líder do grupo, pois cometeu erros muito graves ocupando a posição de comando.

Os sete candidatos que disputaram essa tarefa foram desafiados a vender 300 jogos fornecidos por uma fábrica de brinquedos. A proposta era desenvolver uma estratégia para comercializar este produto em apenas 28 horas. Para escolher a equipe vencedora, todo o processo de venda foi avaliado, como planejamento, escolha do público alvo, capacidade de negociação e até o valor arrecadado por cada grupo. Veja como estavam formadas as equipes:

Avant
Líder: Alessandra
Vice-líder: Nathália
Equipe: Nathália Tiburtino, Alessandra Silveira e Gabriela Gaspari

Up
Líder:
Samara
Vice-líder:
Caio
Equipe:
Rodrigo Solano, Samara Schuch, Ramon Ronê e Caio Delforno
 

  • Da esquerda para a direita, Caio, Rodrigo, Samara e Ramon, da equipe Up (18/5/2010)

A prova foi anunciada no Memorial da América Latina, em São Paulo. De lá, os estudantes partiram para uma reunião com o cliente desta tarefa e logo começaram a traçar estratégias. Avant e Up resolvem ir às ruas para tentar vender o jogo, sem sucesso no princípio. Mais tarde, as duas equipes conseguem vender algumas peças. A Up, porém, sai na frente, pois resolve negociar a venda em lotes para lojas, por um preço menor do que o sugerido inicialmente, de R$ 40. Com isso, a equipe representada pela cor vermelha consegue liquidar as 300 caixas do brinquedo.

Gabriela, da Avant, fica preocupada com a dificuldade que a equipe está tendo para vender e propõe à líder, Alessandra, diminuir o preço. A estudante que está no comando não topa reduzir muito o valor, pois acredita que Doria não aprovaria esta atitude. Com essa decisão, a Avant consegue vender apenas 51 jogos.

Doria faz suspense para anunciar a equipe vencedora e começa dizendo que o prêmio desta tarefa seria uma viagem para Fernando de Noronha. "A equipe vencedora que vai para Fernando de Noronha é a Up", diz o empresário. A Avant se desespera e Gabriela cai no choro. "É muito duro perder. É muito frustrante", diz Gabriela, depois que Doria pergunta a razão das lágrimas.

  • Reprodução

    Rodrigo Solano passeia em Fernando de Noronha após sua equipe vencer tarefa (18/5/2010)


Com Up se divertindo na praia, Avant fica no hotel conversando sobre a derrota. Gabriela continua defendendo que o preço deveria ser diminuído, mas Alessandra, mesmo derrotada, discorda. "Esse é meu sonho e vou batalhar até o fim por ele", diz Gabriela, que promete acusar sua líder na sala de reunião. Em seguida, Avant vai ao encontro de Doria, que recebe as estudantes afirmando estar decepcionado.

"A perda dessa tarefa é responsabilidade minha", admite a líder da Avant assim que a reunião começa. "Eu me envolvi sentimentalmente com o jogo. Eu foquei em qualidade e não em quantidade", justifica Alessandra. Na sequência, Doria coloca um vídeo para a Avant assistir, mostrando que Alessandra realmente não aceitou a sugestão de Gabriela de abaixar o preço do produto a ser vendido.

Alessandra foi acusada o tempo todo por João Doria Jr. e seus conselheiros durante a sala de reunião. Barione comenta que ficou chocado com uma frase de Alessandra durante as vendas. "Se eles têm sede de ganhar, o problema é deles", disse Barione, repetindo as palavras que Alessandra usou durante a competição, se referindo aos concorrentes, da equipe Up. Cristiana também criticou a postura da estudante. "Quando a gente é líder, ouvimos quem trabalha com a gente. Você não ouviu", condenou a empresária.

Doria pede a opinião de seus conselheiros quando fica a sós com eles. Cristiana Arcangeli considera que as três erraram muito, mas sugere que Doria demita Gabriela, pelo histórico da universitária em outras tarefas. David Barione diz que o erro de entrar derrotada, representado pela frase que Alessandra disse, é imperdoável e, portanto, gostaria que a então líder da Avant fosse eliminada do reality. Depois de ouvir os julgamentos, Doria solicita que as três universitárias da equipe Avant voltem à sala de reunião.

Doria, mais uma vez, quer falar sobre os problemas familiares de cada integrante. Ele pergunta às meninas como elas contariam aos pais caso fossem demitidas. As estudantes falam das dificuldades financeiras enfrentadas por suas respectivas famílias e se emocionam. Mas Doria também conta que passou por problemas na infância. "Com meu pai exilado, durante a ditadura militar, vivi com a minha mãe com enorme dificuldade. Fui trabalhar com 13 anos. Agarrei aquela oportunidade, como a única que eu teria na vida, para ajudar minha mãe", diz Doria. 

Depois dos argumentos de todas, Doria diz que não foi uma reunião fácil e demite Alessandra. Tentando, em vão, segurar o choro, a universitária agradece a oportunidade e diz que foi uma importante experiência participar do "Aprendiz 7".

 

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host