UOL Entretenimento Televisão
 
22/05/2009 - 01h06

13º Episódio - Prova do comercial televisivo - Ana Paula é demitida por "empreendedorismo precoce"

da Redação
Uma frase dita quase sem querer causou a demissão de Ana Paula no 13º episódio, que foi ao ar nesta quinta-feira (21/5). "Quero ganhar este programa e vou arriscar o meu milhão logo de cara", disse a participante ao explicar que era uma pessoa que não tinha medo de correr riscos.

  • Reprodução

    Escorregada: Ana Paula sai por querer mostrar que seu interesse é ser sua própria chefe

Justus questionou como ela arriscaria o dinheiro e a estudante de direito afirmou que sempre quis ter o próprio negócio. "Admiro pessoas empreendedoras. Você vai longe, mas neste momento eu quero alguém que queira ir longe comigo antes de ter o próprio negócio", afirmou o apresentador.

Neste episódio, as duas duplas restantes teriam que produzir um comercial de 30 segundos para uma marca de alimentos. Em seguida, a dupla deveria preparar uma apresentação para o cliente e alguns consumidores para explicar o conceito e o posicionamento da marca, mostrando o comercial produzido.

Justus deu a opção para a dupla vencedora, Marina e Stephanie, de se desmembrar e trabalhar com Karina ou Ana Paula, mas elas preferiram continuar juntas. "Em time que está ganhando, não se mexe", disse Marina. Assim, as duas formaram a equipe Maxxi. Ana Paula e Karina, sobreviventes da última sala, agora eram a equipe Best.

As duas equipes escolhem roteiros baseados no dia-a-dia de um casal. Ambas contatam atores e vão às compras para montar cenários e figurinos dos filmes. No último momento, os atores contratados pela Best desistem de participar da peça, o que faz com que Ana Paula e Karina decidam atuar elas mesmas, para não perder o prazo.

Depois da correria para produzir e editar os comerciais, as duplas prepararam-se para as apresentações e tiveram uma surpresa: os consumidores convidados para assistir e julgar cada apresentação eram crianças. Toda a preparação das equipes, que contavam com adultos em sala, foi afetada. Justus pretendia, com isso, analisar a capacidade de adaptação das participantes.

Ao término das apresentações, Justus anunciou a vitória de Stephanie e Marina, da Maxxi. As duas já haviam vencido a prova anterior e entraram confiantes na apresentação. Como recompensa, as duas ganharam aulas de golfe e um jantar numa pizzaria com Justus, seus conselheiros e o cliente. Além disso, receberam a visita de um familiar.

Das quatro candidatas, Marina foi quem mais conseguiu conversar com as crianças. Ela se adaptou bem e conseguiu passar a mensagem para o público infantil. A participante recebeu elogios não só de Justus como também do cliente, referindo-se à sua apresentação como "brilhante". "Você tem que saber se virar nessas horas. Tentei me imaginar ali sentada, com 10 anos", disse a estudante.

Ainda ao anunciar as vencedoras, Justus questionou a Best: "Como vocês não passaram os outros comerciais da campanha?". No hotel, Karina desabou a chorar como nunca havia feito antes. Tanto Ana Paula como Karina criticaram a participante Stephanie: "Ela foi arrastada pela Marina, por isso está ali". Marina também criticou a companheira de equipe, pondo em dúvida seu merecimento de estar entre as três melhores.

Ao chegar à sala de reunião, Karina estava visivelmente abalada. Justus perguntou se ela teria condições de continuar e a participante garantiu que sim. "Vocês demonstraram mais equilíbrio e harmonia do que a outra dupla, não esperava vê-las aqui hoje", disse o apresentador.

Walter Longo comentou que as duas foram pegas pelo elemento surpresa e não conseguiram se adaptar. Além disso, a apresentação da Maxxi estava muito superior à delas. "Adaptabilidade é o que separa os vitoriosos dos vencidos", disse Longo. Cláudio Forner afirmou que a falta de estrutura da apresentação, sem um início, meio ou fim, atrapalhou o entendimento das crianças.

Justus questionou Karina, que venceu sete provas seguidas e foi disputada pelas equipes no início. "Do mesmo jeito que você teve uma ascensão meteórica, teve também uma queda meteórica".

A participante discordou de Justus, dizendo que sempre colaborou muito com as equipes, por isso foi poupada da segunda parte das salas de reunião que participou e soltou uma frase infeliz: "Sempre contribuí muito em todas as derrotas". Justus foi obrigado a concordar: "Bem colocado".

Karina contou que perguntou a Ana Paula se elas deveriam mostrar os outros vídeos da campanha e Ana Paula falou que não. Em sua defesa, a participante se resumiu a dizer que não se lembrava do ocorrido.

Houve então uma longa troca de acusações que continuou mesmo na segunda parte da sala. Diante das colocações, Longo disse que o excesso de harmonia da dupla prejudicou na hora de apontar possíveis erros na apresentação.

Ana Paula, pressionada por dizer por que deveria ficar no programa, disse ser alguém que não tem medo de arriscar. "Eu vou ganhar e vou arriscar o meu milhão logo de cara".

A frase fez Justus perguntar se ela não estaria interessada em trabalhar com ele. Pega de surpresa, Ana Paula tentou se corrigir, dizendo que gostaria, sem dúvida, mas que sempre sonhou em ter o próprio negócio.

Justus questionou os pontos fracos da apresentação das duas e também a participação no programa como um todo. Com muita discussão e atrito - situação bem diferente da harmonia das duas durante a prova -, Karina e Ana Paula procuraram mostrar quem era a maior culpada pela derrota. "Quanto mais harmonia na prova, mas desarmonia na sala", brincou Walter Longo.

Nas deliberações, Cláudio afirmou demitir Karina por estar em franca queda de produtividade. Já Walter escolheu Ana Paula por uma questão de coerência: "Para mim, ela deveria ter saído no 6º episódio, já que foi a culpada pela derrota da equipe".

Ao chamar as duas, Justus pediu que cada uma escrevesse em um papel o significado de "competência" para elas e também o que significava vencer o "Aprendiz 6".

Na questão da competência, Justus preferiu o texto de Karina, mas na questão da vitória, escolheu o de Ana Paula e acabou não fazendo efeito algum no resultado.

Na hora da decisão, o apresentador afirmou que apenas um pequeno detalhe naquela reunião o fez decidir e citou o empreendedorismo de Ana Paula: "Admiro muito quem caminha com as próprias pernas, mas neste momento eu procuro alguém que queria ir longe comigo antes de ter o próprio negócio".

Desta forma, demitiu Ana Paula. Com a saída das duas, comentou com seus conselheiros a dificuldade que foi ter de eliminar a participante: "Ana Paula tem muito do meu perfil, ela é um rolo compressor".

A candidata, ao sair, afirmou não estar decepcionada com o que fez: "Cheguei tão perto e tão longe ao mesmo tempo, mas estou muito satisfeita. Só estou triste, mas não decepcionada".

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host