UOL Entretenimento Televisão
 
20/05/2009 - 01h03

12º Episódio - Prova dos empreendedores - Limitação de foco causa demissão de Mariana e Rodrigo

Com apenas seis candidatos ao cargo de trainee em uma das empresas de Roberto Justus, Mariana e Rodrigo acabaram demitidos por pequenos detalhes da personalidade de cada um. Enquanto Mariana saiu por não apresentar muitas ideias criativas, Rodrigo foi eliminado por focar sempre em um mesmo tema: o business virtual.

  • Reprodução

    Mariana e Rodrigo: bons candidatos que saem por serem limitados

No episódio desta terça-feira (19/05), Roberto Justus dividiu as equipes Maxxi e Best em três duplas. A partir de um sorteio realizado por Justus dentro do hotel onde os participantes estão hospedados, formaram-se as duplas Karina e Rodrigo, Mariana e Ana Paula e Stephanie e Marina.

Cada par teve que montar um negócio com um orçamento de cinco mil reais. Eles teriam quatro dias para implementar este negócio e multiplicar o capital. A dupla que conseguisse maior lucro seria a vencedora. As duas duplas perdedoras iriam para a sala de reunião e duas pessoas seriam demitidas, não necessariamente da mesma dupla.

Além do lucro estava em jogo a capacidade empreendedora de cada um. A dupla teria que ser criativa, já que o tema era livre, além de saber como investir seu dinheiro e o grau de risco que cada um era capaz de assumir.

Mariana e Ana Paula optaram por vender joias em consignação e assim não precisaram gastar nada. As duas tentaram vendas nas ruas dos Jardins, em São Paulo. Sem sucesso, mudaram de tática e focaram seu público dentro de salões de beleza, spas e clínicas de estética.

Karina e Rodrigo montaram um serviço de criação de websites, o que também os fez não gastar nada. Depois de um dia sem conseguir nenhum cliente, Karina se preocupou e pensou em ir à rua 25 de Março, comprar produtos e revendê-los, mas Rodrigo não se animou com a ideia. No dia seguinte os pedidos de sites começaram a chegar e a dupla se animou.

Já Marina e Stephanie investiram quase todo o dinheiro em produtos para vender em bares durante um jogo de futebol, além de também apostarem na venda de eletrônicos e em uma rifa de uma câmera digital.

Apesar das muitas discussões e ataques mútuos, Marina e Stephanie venderam mais, quase dobrando o capital e foram as campeãs da prova. "Elas arriscaram quase o capital inteiro, não dormiram, não comeram e o esforço valeu a pena", afirmou Justus. Como prêmio, a dupla fez uma viagem a Londres.

Na sala de reuniões, Cláudio Forner apresentou às duplas perdedoras a importância de saber arriscar. "É preciso ter uma atitude empreendedora e ousar. Quanto mais fugimos do risco, ele se torna maior", disse.

Rodrigo foi muito criticado por Justus e seus conselheiros por sempre levar o foco para o plano virtual. Justus disse que Rodrigo tem "monointeresse". Walter Longo afirmou que estar atualizado com a era digital é uma grande virtude, mas que Rodrigo deveria ampliar seus horizontes.

Karina, Rodrigo e Mariana atacaram o comportamento explosivo de Ana Paula, que se defendeu dizendo ter personalidade forte, mas não que fosse explosiva. Os conselheiros, por sua vez, pouparam apenas Ana Paula, indicando Rodrigo, Mariana e Karina para serem demitidos por Justus.

Walter Longo indicou Rodrigo e Mariana. "Rodrigo é monotemático. Sinto que se houver um vírus na internet no mundo todo, ele se enfia debaixo da cama. Já Mariana não tem muita criatividade e também está muito focada nos bastidores", disse.

Cláudio indicou Rodrigo pelas mesmas razões, mas demitiria Karina no lugar de Mariana: "Karina é uma excelente candidata, mas no contexto desta tarefa, teve uma cumplicidade suicida com Rodrigo", afirmou o conselheiro.

Ao voltarem para a sala, os participantes foram questionados por Justus sobre o que fariam se. Em vez de receberem 5 ml reais para o negócio, tivessem recebido 200 mil.

Karina, a primeira a ser questionada, ficou muda e não soube responder. "200 mil reais é muito dinheiro", afirmou. Rodrigo disse que investiria em carros, um produto com alto valor agregado. Ana Paula concordou, disse que teve a mesma ideia. Mariana investiria em serviços e colocaria o foco em mais de um negócio.

Justus disse que as respostas eram ruins, pois deveriam fazer exatamente o que fizeram com cinco mil reais, pois ele pediu a multiplicação do dinheiro.

Mais uma pergunta de Justus: se o candidato sair, quem deve ganhar. Ana Paula, Mariana e Rodrigo afirmaram que Karina deveria ser a campeã. Karina votou no amigo Rodrigo. Justus questionou se algum deles sairia da competição agora por achar Karina uma candidata forte demais.

Diante das negativas, afirmou que a resposta dos três não era boa: "Vocês escolheriam deixar no programa uma candidata forte? Preferem deixar alguém que lhes dê mais trabalho parar ganhar?", afirmou o apresentador.

Ao final, Justus comparou o jogo com uma corrida de cavalos, em que se vence "por um nariz". Os participantes já estão há 90 dias afastados de suas famílias e agora os detalhes importam mais do que nunca.

Com isso, Justus decide demitir Mariana e Rodrigo, candidatos criticados por atingirem suas limitações no programa. Karina chora muito com a saída de seus amigos e ouve de Mariana: "Vai lá, quero ver você vencendo este programa".

No carro, Rodrigo lamenta as críticas recebidas: "Usaram meus pontos fracos". Mariana se disse confiante de que apresentou um bom trabalho: "Não me arrependo de nada".

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host