UOL Entretenimento Televisão

06/05/2009 - 01h01

8º episódio - Prova das vendas online: Falta de coordenação tira líder Rafael e mostra "poder feminino" no jogo

A eliminação do mineiro Rafael Pereira mostrou que a força da competição pela vaga de estagiário em uma das empresas de Roberto Justus está mesmo com as mulheres. Agora restam sete meninas na disputa (Ana Paula, Karina, Maitê, Mariana, Marina, Rebeca e Stephanie) contra apenas dois rapazes (Álvaro e Rodrigo).

Faltou coordenação da equipe

  • Reprodução

    Acusado de ser mau líder por seus "subordinados", Rafael deixa o programa

No episódio desta terça-feira (5), as equipes Best e Maxxi tiveram que incrementar a venda de produtos pela internet e cuidar também do serviço de entrega dos mesmos.

Cada equipe recebeu uma promoção exclusiva em um site de uma megastore. A missão deles era vender a maior quantidade de produtos pela internet com melhor preço, e depois separar, empacotar e enviar para o setor responsável pelas entregas.

Para vencer, cada equipe precisava criar um banner que ficaria exposto na loja virtual da megastore. Além disso, era preciso montar um plano de logística, cuidando da entrega dos pedidos feitos através de seus respectivos banners.

A equipe Best precisou escolher um participante da Maxxi para equilibrar os times. A líder Mariana optou por chamar Rodrigo, a decisão mais acertada possível dentro da temática da tarefa, já que Rodrigo é publicitário e trabalha com gestão de web.

As equipes seriam avaliadas por um método de pontos. Cada venda rendia certo número de pontos, mas uma mudança de estratégia poderia também causar perda dos mesmos.

Rodrigo foi realmente o diferencial que possibilitou que a equipe Best chegasse à vitória. Mesmo sem ser o líder, o estudante de publicidade ficou no controle geral das operações e coordenou todo o trabalho da equipe. Marina e Maitê ficaram na sala de controle da equipe Maxxi. Posteriormente, apenas Maitê se manteve na coordenação.

Enquanto a Maxxi apostou em promoções-relâmpago e queda de preços dos produtos anunciados, a Best optou por deixar os preços que já estavam e baixar apenas alguns produtos-chave, como uma televisão, que renderia mais pontos para a equipe.

Como não havia verba suficiente para comprar mais publicidade, Rodrigo sugeriu que a equipe comprasse apenas algumas palavras como "televisão" ou "compra online" dentro de sites de busca para que o link aparecesse em primeiro nas buscas dos usuários.

A equipe Maxxi investiu no marketing promocional, apostando na compra "por impulso". A equipe chegou a comprar um espaço em links patrocinados dentro do UOL para incrementar as vendas.

Cada equipe podia conferir a estratégia do concorrente pela internet e assim alterar sua própria campanha, se fosse interessante. A Best pôde conferir que a televisão da Maxxi estava com preço melhor.

No segundo dia, pela manhã, a equipe sacrificou 2 mil pontos e optou por trocar seu banner e baixar o preço de sua televisão. A líder Mariana explicou que deu prioridade para a venda de produtos maiores e na apenas CDs e DVDs. A estratégia foi vista como loucura na opinião da Maxxi.

As equipes se preocuparam em não cometer erros na hora das entregas. Era preciso receber o pedido, retirar do estoque e empacotar o produto de acordo com o que foi solicitado. Um erro nesta operação custava ao time 500 pontos. Álvaro cometeu erros e a equipe Maxxi foi penalizada em mil pontos

Faltando meia hora para o final das operações, uma prova-relâmpago: as equipes tinham que substituir três de seus produtos menos vendidos por outros nas promoções anunciadas. Os produtos precisavam ser escolhidos em cinco minutos.

Rodrigo rapidamente passou à equipe Best os três produtos a serem trocados. Já Maitê encontrou dificuldades para ler as informações nos computadores e quase fez a equipe Maxxi perder o prazo. A pressão da equipe no telefone a deixou nervosa.

Ao final, a equipe Best fez 13 125 pontos contra 12 961 da equipe Maxxi e ganhou como prêmio uma viagem a Paris para conhecer a sede da megastore pela qual fizeram a tarefa.

Em mais uma mudança de regras, Justus decide abolir a penalidade a um dos membros da equipe vencedora. A regra parecia mais atrapalhar do que ajudar, visto que desde o 6º episódio o apresentador tem dado um jeito de burlar a própria regulamentação.

Segundo Justus, a equipe Best foi mais ágil e eficiente. A organização do time foi crucial para a vitória e foi também questão fatal para a Maxxi.

Na sala de reuniões, a equipe acaba atacando o líder Rafael por sua atuação fraca e também a participante Maitê, que estava na sala de coordenação. Álvaro novamente recebe críticas por seu comportamento arrogante. Segundo Marina, a falta de humildade de Álvaro o afasta dos colegas.

Roberto Justus afirmou que a questão do tempo na hora da entrega dos pedidos era fundamental e a equipe não levou isso em conta. O líder Rafael disse que comparava o tempo levado com o que leva a empresa de entregas, mas não percebeu que a equipe Best estava fazendo as mesmas tarefas com praticamente metade do tempo.

O conselheiro Walter Longo afirmou: "Vocês tinham que tentar fazer em cada vez menos tempo, mas o que vimos foi até um leve crescimento".

Justus mostrou à equipe que ela não estava atenta: "Em um dado momento, o preço de um produto estava diferente no banner e no hotsite, o que pode causar problema institucional na empresa".

Os conselheiros mostraram que 15 minutos após a equipe ter feito seus anúncios no site, a concorrência já anunciava preços menores. Walter Longo disse que o time teve uma visão de mercado convencional quando na verdade deveria ter visto como mercado de web, algo totalmente diferente.

Karina e Marina passaram a discutir com Maitê sobre sua atuação na divulgação e logística, dizendo que a estudante beirava o desespero. Foi citado o episódio em que Maitê se atrapalhou para passar os produtos menos vendidos.

Maitê explicou: "O grupo me liga afobado, pedi dois minutos para analisar". Mas como o grupo tinha apenas cinco minutos para passar a resposta, Maitê por pouco não pôs tudo a perder.

Os conselheiros culpam o líder Rafael, dizendo que ele deveria ser a pessoa encarregada de ficar na sala de coordenação. Rafael se defende, dizendo que estava em cima do controle de erros de logística, para que não houvesse penalidades.

A discussão entre Karina, Marina e Maitê continua e justus pergunta ao líder onde ele estava que não conseguiu controlar a situação. Rafael disse estar no meio de tudo. Era ele mais um a pressionar Maitê pelas respostas.

Justus afirma que Rafael tem visão muito pontual dos problemas e não conseguia enxergar globalmente a equipe. Rafael se defende, dizendo que não poderia ficar no pé de todo o tempo todo, mas não convence o apresentador: "você tem que dizer o que estiver errado", afirmou.

Durante as deliberações, Justus afirma que a decisão não parecia ser assim tão difícil. Cláudio afirma que tanto Álvaro como Maitê e Rafael têm responsabilidades na derrota. Ele escolhe Maitê por ela estar na coordenação. Já Walter coloca que o líder Rafael foi quem errou, pois ele deveria estar na sala de controle e não Maitê.

Roberto Justus então concluiu que a equipe Maxxi perdeu por falta de organização. Desta forma, demitiu o líder Rafael, por ser o responsável pela derrota. A saída de Rafael não surpreendeu, já que ele foi o último nome a vazar na lista divulgada pela ex-participante Taila em abril.

Ao final, já no carro, Rafael afirmou: "a intensidade de tudo aqui é muito impressionante. Se ganhamos, estamos no céu, mas se perdemos, vamos direto ao inferno. A palavra que define este programa é esta: alucinante".

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host