UOL Entretenimento Televisão
 
01/05/2009 - 01h02

7º Episódio - Com duas equipes vencedoras, Lucas sai como "pior entre os melhores"

Com quatro candidatos fortes na berlinda - Rafael, Maitê, Lucas e Rebeca -, Roberto Justus e os conselheiros Walter Longo e Claudio Forner tiveram uma das decisões mais difíceis do programa no episódio desta quinta-feira (30).

Lucas sai da competição

  • O estudante de administração Lucas Broch fica inconsolável ao saber de sua demissão

Diante dos argumentos de cada participante e dos resultados atingidos por eles até o momento, o estudante de administração Lucas Broch acabou demitido não só por sua atuação nesta tarefa, mas também na prova anterior.

Inconsolável, Lucas chorou muito ainda dentro da sala e saiu amparado por Rebeca e Maitê. O estudante continuou aos prantos no carro, ao sair do hotel. A saída de Lucas foi muito lamentada por Justus e seus conselheiros, que o consideravam um candidato forte.

Neste episódio, cada equipe ficou responsável por administrar uma loja de conveniência localizada em um posto de São Paulo. Além de planejamento e estratégia, os aprendizes teriam também o objetivo de aumentar o faturamento de cada estabelecimento comercial, por meio de novas ideias de promoções e marketing.

Justus pediu que cada equipe indicasse seu líder. A equipe Best apresentou Álvaro, enquanto Stephanie foi a indicada da equipe Maxxi. Para surpresa dos participantes, Justus decidiu trocar os líderes. Desta forma, Álvaro passou a liderar a equipe Maxxi e Stephanie agora era parte da equipe Best. A configuração das equipes continuará igual para a próxima tarefa.

Tanto Stephanie como Álvaro se mostraram decepcionados e apreensivos com a troca, mas encaram o desafio. "Eu não achei justo, pois ainda não tinha sido líder e quando chega a minha vez, sou obrigado a lidar com uma equipe toda nova. Mesmo assim, vou trabalhar para vencer". Stephanie se resignou: "Tenho que me adaptar aos desafios que são colocados", disse. Rebeca comentou: "Estranhei muito ter alguém novo dentro da equipe, ainda mais quando a pessoa já chega como um líder".

As duas equipes trabalharam bem os recursos visuais, criando jargões e ações de busca de clientes nos carros. A equipe Best teve um bom movimento pela manhã, mas ficou apreensiva com a entrada de poucos clientes na parte da tarde. A líder Stephanie parecia bastante aflita: "Preciso vender, preciso vender. Nunca rezei tanto para vender".

Marina e Karina, da Maxxi, distribuíram brindes em bandejas para os carros, o que atraiu clientes para a loja. "A abordagem dos carros deu resultado. Os brindes fizeram toda a diferença", disse Karina.

Veja demissão de Lucas

Lucas, da Best, conseguiu quase 1000 pães de queijo para vender na loja, com lucro integral para a equipe, um grande diferencial. Porém, o produto foi pouco aproveitado, vendendo apenas de 15 a 20 combos - pacotes fechados que incluíam o pão de queijo e uma bebida.

Maitê, da Maxxi, criou comandas para distribuir aos clientes para maior controle. No entanto, a ação não foi avisada ao líder Álvaro, que a repreendeu. Na Best, a líder Stephanie pediu para que Rebeca fizesse a limpeza das portas, ação que a líder julgava ser primordial. Porém, Rebeca achou mais urgente reabastecer as prateleiras com produtos e só atendeu ao pedido da líder depois de certa insistência.

As equipes tiveram desempenhos semelhantes e positivos. Enquanto a Maxxi manteve seu foco maior no cliente, a Best conseguiu um resultado mais lucrativo - 41,2% acima do faturamento do dia anterior contra 36,29% da concorrente Maxxi -, o que resultou num empate. Diante da situação, o apresentador considerou que as duas equipes foram vencedoras.

Esta foi a primeira vez em toda a história do programa em que as duas equipes se sagraram vencedoras. Diante da situação, Justus pediu que cada membro indicasse um pessoa da equipe para a eliminação.

Maxxi teve votação equilibrada, com três votos para Maitê e dois para Rafael. Já na equipe Best, Rebeca recebeu os votos de todos os outros membros da equipe. Magoada, ela votou na amiga Ana Paula. Foi pedido, então, que cada líder indicasse duas pessoas para a sala de reuniões. Álvaro indicou Maitê e Rafael, enquanto Stephanie escolheu Lucas e Rebeca.

O prêmio do episódio, que apenas os quatro indicados não ganharam, foi um passeio no Cruzeiro Aprendiz, feito com base no programa e que contou com uma palestra do conselheiro Walter Longo, além de uma apresentação musical de Roberto Justus.

Na platéia, a mulher Ticiane curtia o show de seu marido ao lado da mãe, a eterna garota de Ipanema Helô Pinheiro, homenageada pelo genro com a canção "Girl from Ipanema". Ana Hickmann também participou do cruzeiro.

De volta à sala de reuniões, Justus comenta que todos ali já foram líderes em tarefas passadas. Maitê e Rafael criticaram a postura de liderança de Álvaro, dizendo que ele não participava, apenas ficava de lado, olhando e dando toques. "Ele me disse que atender clientes era algo humilhante e que ele não faria aquilo", afirmou Maitê.

Segundo Justus, Álvaro indicou Maitê porque ela tomou decisões sem consultá-lo. Maitê rebateu a crítica dizendo que foi pró-ativa e que suas ações detalhistas foram justamente as que deram a vitória para a equipe.

O conselheiro Walter Longo perguntou a Maitê se Álvaro foi um bom líder e a resposta foi hesitante, mas positiva e confirmada pela participante. Já Rafael respondeu que ele poderia ter sido melhor.

Pela equipe Best, justus colocou que a líder Stephanie indicou Lucas por estar muito desanimado com a tarefa. "Eu estava apenas preocupado e cansado", disse ele, colocando também que sua ação de parceria nos pães de queijo. Perguntado pelo número de unidades vendidas, a resposta de Lucas foi: "Praticamente tudo".

Já Rebeca foi indicada pela líder por falta de foco em suas ações. Rebeca respondeu que Stephanie parecia sempre muito insegura e passava isso para a equipe. Justus colocou para os candidatos se algum deles deveria estar mesmo ali. Apenas Rebeca concluiu que Lucas não deveria, o restante foi de acordo com seus votos dados ainda no posto.
Justus pergunta aos conselheiros se algum dos candidatos merecia sair da sala antes das deliberações. Pela congruência e integridade, os dois resolveram poupar Rafael. Todos saíram da sala.

O apresentador chama então os líderes Stephanie e Álvaro para serem conselheiros e auxiliarem na decisão final. De volta à sala, Lucas, Rebeca e Maitê se surpreendem com a presença dos líderes. Justus passa a confrontar as informações que cada candidato apresentou.

Para Álvaro, pergunta se ele realmente disse que era humilhante atender clientes. O líder respondeu que fez uma brincadeira "talvez de mau gosto", e que não era o mais indicado para a ação. Maitê afirmou que o argumento era recorrente por ele se considerar mais intelectual.

Em seguida, uma longa discussão entre Stephanie e Rebeca sobre o episódio da limpeza das portas de vidro, que Rebeca não admitiu que não fez. "Você só fez depois que eu insisti com você, um exemplo clássico de falta de foco", disse Stephanie. Rebeca afirmou que achava que sua indicação tinha motivos pessoais, mas a líder rebateu, dizendo que mal a conhecia, não teria porque ter nada contra ela.

Já Lucas foi confrontado na hora em que afirmou ter vendido "praticamente tudo", em relação aos pães de queijo que conseguiu através de uma parceria. A líder mostrou que a parceria pouco ajudou no resultado vitorioso da equipe, já que de quase 1000 unidades, foram vendidas menos de 100 - 15 porções. O candidato foi criticado por não tomar conhecimento do resultado de suas ações.

Nas deliberações finais, justus colocou que aquela era uma sala atípica e muito difícil. O apresentador pediu o voto dos conselheiros, ambos em Lucas: "Faltou vigor e decisão para ele nesta prova e na anterior", afirmou Walter. Cláudio concordou: "Não entendo alguém que traz para si o que poderia ser uma vantagem competitiva, mas não tem a noção exata do resultado de sua ação", disse o conselheiro. A falta de foco no resultado tirou Lucas da competição.

Ao receber o resultado, Lucas fica inconsolável e chora sem conseguir se controlar. Rebeca ampara o amigo e o leva para fora da sala, com a ajuda de Maitê. A saída de Lucas é lamentada por Justus, que o considerava um forte concorrente: "Ele era um bom candidato, bom menino". Walter completou o argumento: "Infelizmente, um deles tinha que sair".

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host