UOL Entretenimento Televisão
 
29/04/2009 - 03h26

6º Episódio: Prova das entidades carentes - Rutênio é demitido por erros grosseiros de português

Na tarefa do sexto episódio do reality show "Aprendiz 6 - Universitário", envolveu senso prático e bom senso dos participantes para revitalizarem as dependências de duas entidades voltadas para idosos.

Rebeca ganha discussão com Rutênio

  • Líder fica indignada por Rutênio ter dito que ela não pensa: "Se estou aqui, é porque eu penso"

Cada equipe ficou responsável por revitalizar um asilo e montar uma ação de responsabilidade social que trouxesse benefícios aos moradores do local. As equipes tiveram cinco dias para fazer reformas e outras ações nos asilos.

A equipe Maxxi, liderada por Rafael, pôde escolher um membro da equipe Best para equilibrar o número de participantes. Rafael escolheu Karina, que já havia feito parte da equipe antes e tinha sido escolhida pela equipe Best.

Justus aponta que agora Karina ganha credibilidade por ter sempre levado sua equipe à vitória e que agora retorna ao antigo time.

A equipe Best, liderada por Rebeca, se mostra fora de sintonia. Rutênio escreve uma carta à líder para alertar que precisavam se comunicar melhor e se organizar, senão iriam perder. A equipe se mostra dividida, com os meninos tocando as obras no asilo e as meninas fazendo compras na rua 25 de Março.

A equipe Maxxi se organiza e sai pela comunidade local em busca de doações para o asilo. Os membros conseguem doações também de comerciantes da região, o que ajuda nas obras e na decoração da entidade. O líder Rafael diz que todos precisam cuidar da obra, mesmo quem não entende de pintura, para que sintam como é fazer este tipo de trabalho. Karina elogia o líder.

Os desentendimentos da equipe Best continuam e se agravam quando o tempo começa a se esgotar. Ana Paula, que estava responsável pela pintura das camas, monopoliza a atenção de todos, pois é preciso terminar as camas antes que a chuva atinja a região, o que não foi possível devido à quebra do compressor usado na pintura. A equipe procura terminar o que foi feito e organizar aquilo que ainda estava pendente.

Além de fazer a reforma, a equipe Maxxi construiu uma horta em um local muito usado pelos moradores do asilo e se aproximou mais dos idosos do que a equipe Best. A horta serve tanto como um passatempo deles como para incrementar a alimentação. "Os idosos estavam carentes de atenção, foi muito bom fazer isso", disse o líder Rafael.

Durante a apresentação dos resultados, a equipe Maxxi mostrou que também criou um site de doações para a entidade poder caminhar com suas próprias pernas. A vitória foi dada à equipe por pensar não só no presente, como também no futuro. A Maxxi ganhou massagens e suítes superiores no hotel e pôde ir de helicóptero passar um dia no sítio de Roberto Justus para um churrasco, com a presença de sua mulher, Ticiane Pinheiro.

Justus revelou que mudou uma das regras colocadas no programa por se ver decepcionado com as escolhas dos líderes. Ele agora decidiria qual membro da equipe vencedora não teria direito ao prêmio. Em seguida, o apresentador afirmou que desta vez ninguém seria penalizado.

Na sala de reuniões, a líder Rebeca, da equipe Best, conta que ver o estado em que estava o asilo foi impactante. O conselheiro Walter Longo afirma que a Maxxi pegou um asilo ainda mais deteriorado, com três andares e mesmo assim foi superior.

Justus comenta que a equipe priorizou o lado estético, não prestando atenção na questão social, e mesmo assim deixou a desejar. Walter Longo afirma que eles apenas deram uma "garibada" no que tinham recebido. O apresentador comenta que a equipe Maxxi se aproximou mais dos velhinhos, enquanto que eles os amontoaram por quatro dias no refeitório, esperando que a equipe terminasse a pintura das camas.

Rutênio diz que achava que iriam perder no primeiro dia e até escreveu uma carta à líder sobre a comunicação e organização do time. Justus pede para ver a carta e passa a comentar os erros grosseiros de ortografia, como "escultar" em vez de "escutar". "Você está mesmo na faculdade?", pergunta a Rutênio.

Em seguida, o grupo é acusado de ter deixado o local desorganizado ao ir embora. Eles se defendem, mas imagens do refeitório ainda em obras mostram que a equipe não terminou a tarefa. Começa então uma longa discussão entre Ana Paula, Lucas e Rebeca. As meninas apontam Lucas como o vilão por não ter feito parcerias, sua parte no projeto, enquanto que ele diz ter ficado ocupado ajudando Ana Paula com a pintura das camas, que estava atrasada.

Justus comenta que vê o motivo de a equipe ter perdido, já que não conseguem conversar. Rebeca escolhe Rutênio e Lucas para irem com ela à sala de reuniões.

Nas deliberações, Walter Longo diz que demitiria Ana Paula, por ela ter sido a responsável pelo desastre do grupo, mas como ela não foi escolhida pela líder, então seu eleito seria Lucas. Cláudio Forner, no entanto, prefere demitir Rutênio por ele ter observado a tempo o desastre, mas não ter feito nada a respeito.

De volta à sala de reuniões, Rebeca chama Rutênio de grosseiro. Disse que ele não coopera, apesar de apontar os erros de cada um. Os dois têm uma discussão acalorada e Rutênio afirma que a líder "nem pensar gosta", o que deixa Rebeca indignada. A líder exige que Rutênio retire o que disse e ele se nega. Em seguida, o participante afirma que "se ela pensa, é muito pouco".

Neste momento, Walter Longo diz que a afirmação de Rutênio enfraquece seu argumento. Roberto Justus afirma que os erros de português da carta do participante não seriam admitidos por ele em uma situação de trabalho. Cláudio Forner comenta que Rebeca chamou para a sala apenas quem contestou suas decisões e deixou de fora quem causou a perda da tarefa, que seria Ana Paula. Ainda indignada, Rebeca diz a Rutênio: "Como você tem a ousadia de falar em rede nacional que eu não penso? Se estou aqui, é porque eu penso".

Justus demite Rutênio por erros ao longo de várias tarefas e também pelos erros de português, que o apresentador não admite ter de funcionários dele: "'Escultar' é imperdoável", diz. Walter depois comenta com Justus que demitiria Rutênio também pelo que disse na sala de reuniões. Depois de dizer que Rebeca não pensa, ela retrucou e ele praticamente retirou o que disse. Sua postura não foi profissional.

A demissão de Rutênio bate com a lista extraoficial, publicada pelo jornalista Daniel Castro, com os próximos demitidos do programa, que foi vazada supostamente pela eliminada Taila Ueoka. A lista acertou também a eliminação de João Granja, no quinto episódio.

Quem se deu bem neste episódio, sem dúvida, foi Karina, que levou a vitória de volta à equipe Maxxi e desponta como favorita até o momento. Rutênio, ao final, comentou sobre o caráter dos membros da equipe: "Quem tem que tomar mais cuidado com o caráter é Ana Paula, porque ela é muito manipuladora".

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host