UOL Entretenimento Televisão

24/04/2009 - 01h21

5º Episódio: Prova da divulgação do celular - João questiona idoneidade do programa, irrita Justus e é demitido

Da Redação
A quinta tarefa do "Aprendiz 6 - Universitário" exigiu dos participantes habilidade e estratégia para divulgar um celular voltado ao público jovem dentro de uma universidade. Além disso, cada equipe teve que conseguir cadastros no site da empresa fabricante do aparelho, que dariam direito a mesma quantidade de ingressos para uma festa fechada com show de Toni Garrido.

JOÃO DUVIDOU DA HONESTIDADE DE JUSTUS E FOI DEMITIDO

Ao explicar a tarefa, Roberto Justus enfatizou que dois itens seriam avaliados: a qualidade na demonstração do aparelho aos estudantes na universidade e a quantidade de cadastros e de pessoas que comparecessem ao evento. Os itens tinham pesos diferentes e só foram divulgados no momento exato pelo apresentador.

Cada equipe ficou responsável por montar um espaço em um campus diferente da mesma faculdade para poder fazer as demonstrações do aparelho. Enquanto a equipe Best demorou mais tempo formulando o espaço e as estratégias, a equipe Maxxi montou seu stand e começou antes a abordagem, que era exclusivamente para divulgar a festa. A equipe Best fazia demonstrações do aparelho e só em seguida vendia o evento.

Ao anunciar o resultado da tarefa, Justus apontou as diferenças de uma equipe para a outra. Enquanto uma se preocupou em vender a festa, a outra se fixou no produto, que era mais importante, e por isso a Best venceu, apesar de ter conseguido apenas 287 cadastros no site e levado somente 23 pessoas à festa. Já a equipe Maxxi, que atingiu a meta de 400 cadastros, levou 43 pessoas ao evento, mas não teve cuidado com a marca e não atendeu o objetivo inicial que era de aproximá-la dos universitários.

A líder da Best, Mariana, escolheu Álvaro para o castigo de não desfrutar da recompensa, que foi uma viagem para Miami, deixando-o visivelmente aborrecido, já que ele julgou que teve uma participação bastante ativa na tarefa para ser punido.

Já na sala de reunião, a equipe Maxxi pouco teve para falar com Roberto Justus, que começou a conversa bastante irritado, exibindo um vídeo de João, que dizia não ter entendido o motivo da derrota da equipe Maxxi e questionando nas entrelinhas a honestidade do apresentador e dos conselheiros na escolha da equipe vencedora. João ainda disse ter 10 páginas de argumentos contrários a decisão de Justus.

Após o vídeo, o apresentador mostrou outra imagem, desta vez sobre a explicação da tarefa, e perguntou a João se ele continuava duvidando da integridade do programa. O estudante se desculpou, disse que entendeu errado o objetivo da prova, mas ainda tentou mostrar argumentos para uma possível vitória de seu grupo. O conselheiro Walter Longo, por sua vez, explicou item por item o que a equipe fez errado, desde a montagem do espaço, a falta de informação dos banners, chegando até ao uso de mesas de plástico, pufes sujos e desorganização no stand. Além disso, comparou os trabalhos das equipes Maxxi e Best.

Por fim, um terceiro vídeo foi exibido na sala, novamente sobre João. Ele não deixou Marina expor seus argumentos antes da sala de reunião, pois achava que assim "eles" - Justus e conselheiros - teriam algo a usar contra o grupo e questionou "por que eles querem saber tudo o que a gente pensa?". Justus disse que se sentiu ofendido com a acusação do estudante e que se ele não sabia que aquilo era um programa de TV e que tudo seria gravado, nem deveria ter se inscrito. O fato de saber informações que se passam somente no espaço do hotel reservado aos estudantes é para avaliá-los, explicou o apresentador.

A irritação de Roberto Justus foi tanta que os outros participantes mal puderam falar e João, ao tentar se explicar, mostrou que seus argumentos atacando a equipe do programa eram uma forma de "se defender", considerando Justus e os conselheiros inimigos. O apresentador não teve outra opção senão a de demiti-lo. Ele disse que foi uma tentativa de macular sua imagem, julgou a atitude de João inconveniente e lamentou, apesar de tudo, a demissão dele.

Justus nem decidiu fazer uma segunda sala para demitir outra pessoa e deu conselhos aos estudantes, dizendo que qualquer empregador, ele inclusive, quer trabalhar com alguém em quem acredita e que acredite nele e completou dizendo que questionar faz parte, ele quer pessoas que o questionem e aos conselheiros, mas sem acusar nas entrelinhas a ética de quem julga as tarefas.

A demissão de João Granja nesta quinta (23) bate com a lista divulgada por Taila Ueoka, a eliminada da última terça-feira (21), que vazou a lista dos próximos quatro demitidos do programa.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host