UOL Entretenimento Televisão

12/07/2007 - 22h12

"Não é um reality de celebridades", diz Tiago Aguiar, ganhador de "O Aprendiz"

da Redação
Vencedor de "O Aprendiz 4", Tiago Aguiar, ganhou uma sociedade com Roberto Justus, 1 milhão de reais- dos quais metade será destinado ao seu futuro negócio- e realizou o sonho de ter o seu produto lançado no mercado. Com os dias ocupados por reuniões com Justus e sua equipe, o novo empreendedor disse ter saído do programa com credibilidade e que começou a trabalhar logo após a final. "Isso não é um reality de celebridade."

No Bate-papo UOL, Tiago falou sobre como é trabalhar com o Justus fora da telinha. E quando o assunto é possíveis problemas na sociedade, ele é categórico: "eu escolhi o Roberto como sócio e ele a mim". E já que há boatos de uma nova edição do programa, Tiago aproveitou para dar dicas aos futuros participantes de "O Aprendiz 5".



(08:09:16) Tiago Aguiar: Boa noite a todos e obrigado pela oportunidade de estar aqui.

(08:09:00) S.S.: Tiago, como está sendo sua vida agora, pós-Aprendiz 4?
(08:10:28) Tiago Aguiar: Hoje eu passei o dia inteiro em reunião com a equipe do Roberto Justus que vão tocar o projeto junto comigo. Já tive quatro reuniões desde a semana passada. Ele foi viajar na sexta e enquanto isso estou fazendo um planejamento. O negócio já começou, o que é ótimo, pois não se pode perder o pique.

(08:08:55) Cabral: Boa noite, Tiago! Gostaria primeiramente parabenizá-lo pelo desempenho apresentado durante o Programa O Aprendiz 4 - O Sócio em nome de toda a Escola Técnica Estadual 'Lauro Gomes'! Como integrante do curso técnico em administração da unidade acompanhei o programa e este foi trabalhado e discutido em sala de aula.
(08:13:36) Tiago Aguiar: Cabral, legal, isso é fantástico. Ter ganho o Aprendiz 4 me trouxe a possibilidade de realizar este projeto que eu já estava trabalhando há um ano e meio e faltava capital e alguém que trouxesse um valor agregado grande que foi o Roberto Justos. A visão e a energia do Roberto me ajudou a dar um norte muito grande a este projeto. E tem outra coisa que agora as pessoas me reconhecem. O Aprendiz é um reality show em que as pessoas saem com credibilidade, não é um reality de celebridades. Nada lá é preparado. Como o caso do Pedro que falou algo errado e acabou saindo, assim o programa ganha credibilidade. Várias pessoas me falaram que discutem isso em salas de aula, então significa que o programa tem conteúdo.

(08:15:46) Tiago Aguiar: Sobre o processo de seleção: Entre este e os outros a diferença é que o Roberto estava escolhendo um sócio e não um funcionário. No site do Aprendiz as pessoas colocavam o projeto e tinha várias fases como a que o Sebrae avalia o projeto. E a última fase é uma apresentação de três minutos para o Roberto. Eram cento e poucas pessoas e saíram 32. Na verdade eu não ganhei apenas destes 32, mas de todas as pessoas que se inscreveram.

(08:17:36) Tiago Aguiar: Sobre a sociedade: Ela é um casamento. Eu Então não reclamo de entrar em salas de reuniões. Pois isto foi válido, pois assim eu pude conhecer o Roberto melhor do que as outras pessoas. Ali ele estava me perguntando e eu levando porradas e foi válido. Assim eu o conheci bem, isto foi muito legal. E acabou criando uma empatia durante o programa. Eu escolhi o Roberto como sócio, e ele a mim. Sempre me perguntam sobre ele que é muito bacana. Só que agora o trato como sócio e discutimos idéias abertamente.

(08:09:02) Gatinhu: Thiago o que vc pretende fazer com a grana que ganhou?
(08:19:22) Tiago Aguiar: Gatinhu, temos que desmistificar isso. O que eu ganhei foi para o projeto. Eu vou utilizá-lo dentro da sociedade com o Roberto. Tem outra parte do dinheiro que fica comigo para pagar impostos etc. Na verdade eu não fiquei milionário, quem ficou foi a sociedade. Tenho uma remuneração, como um pro labore, mas não é muito. E não vou gastar, vou deixar guardado caso eu precise.

(08:09:07) Guilherme: Tiago, primeiramente, parabéns! Eu sou de São Carlos e fiquei surpreso em saber que vc também nasceu aqui. Sempre morou aqui, ainda visita a nossa cidade??
(08:20:14) Tiago Aguiar: Guilherme, eu nasci em São Carlos, mas a minha família é de Analândia. Lá temos chácaras e até os 20 anos eu sempre passei as minhas férias lá. Depois morei em Campinas e agora em São Paulo.

(08:09:10) carla: Tiago, Parabéns pela vitória no programa. Eu gostaria de saber o que mais vc "ganhou" com o programa além de um Sócio? Namorada? Fama? Sucesso com as mulheres?
(08:22:18) Tiago Aguiar: carla, namorada eu já tenho. E se não tomar cuidado vou perder. Mas esse negócio da fama é muito passageiro. Agora as pessoas me reconhecem na rua, mas daqui há um mês isso passa. Eu vou fazer o meu projeto e se der certo ou não o público não ficará sabendo. Eu tenho uma cobrança de todos que é apresentar o projeto. O sucesso só virá mais tarde quando o projeto fizer sucesso. Eu estou otimista com o projeto que é muito bom, e ainda com o Roberto não tem como não dar certo. Já estamos fazendo toda a estruturação de planejamento e acredito muito nele.

(08:09:13) Sex_Boy: Vc achava que ia ganhar desde o início?
(08:24:23) Tiago Aguiar: Sex_Boy, desde o início eu achava que ia chegar na final. Achava que tinha um projeto muito bom e tinha competência para chegar lá. Já na final não dependeu muito de mim, dependeu mais do Roberto, então eu não tinha muita certeza. Quando ele deu o resultando eu não sabia. Sobre o meu ponto forte em relação a Mariana: Muita gente acha que é um jogo de futebol, mas não é o placar que decide e sim o comportamento. O fato de eu ter tido um escritório de advocacia, depois vendê-lo e montar um outro negócio me deu uma experiência muito grande.

(08:26:18) Tiago Aguiar: Sobre a peça: No segundo dia de câmera já havíamos esquecido dela. O que não sabem, é que a coisa é mais difícil do que parece. Imaginem fazer a tarefa com câmeras e sem poder se apresentar como o Aprendiz. E com a peça, ninguém tinha experiência e foi muito mais difícil. Tinha que fazer o roteiro, sonoplastia etc. Eu tinha um pouco de experiência com teatro amador, sabia um mínimo. Mas foi muito legal.

(08:10:09) DissimuladoII: A pressão acabou ou o Justos já cobrou resultados?
(08:26:58) Tiago Aguiar: DissimuladoII, ainda está cedo para cobrar os resultados. Mas ele já me ligou na segunda marcando reunião. Agora quando ele voltar já vou ter que mostrar o planejamento de como será o negócio. Ele é um cara que cobra bastante.

(08:10:16) Alex 24a/BH: Tiago, gostaria de saber se você não tem medo de seu produto ser copiado e fabricado a custos bem menores na china?
(08:27:58) Tiago Aguiar: alex 24a/BH, uma idéia é fabricar na China. Porque lá é realmente mais barato e a qualidade é muito boa. Sempre há o risco de copiarem e fazerem algo parecido. O nosso produto terá uma qualidade muito boa e quem fizer um genérico competirá com uma parte do mercado.

(08:12:33) betinho: Desde o começo do programa estava torcendo por você, eu sou seu fã e lhe admiro muito pela sua auto estima e essa garra que você tem . Qual foi sua sensação no momento em que o Roberto Justo disse que você estava contratado?
(08:29:03) Tiago Aguiar: Agradeço por torcerem por mim. Foi um negócio tão inacreditável que quando ele falou entrei em êxtase e demorou uns três dias para cair a ficha. Eu assisti isso de novo várias vezes para entender o que aconteceu.

(08:12:14) Felipe Master: Tiago, durante uma das últimas provas, onde vocês ficaram disfarçados e só podiam usar o RG como instrumento, você utilizou um carro para fazer entregas de flores. Esse carro era da produção do programa?
(08:29:49) Tiago Aguiar: Felipe Master, este carro não era nosso. No dossiê não havia nada contra em usar o carro. E as meninas acabaram não pensando nisso. Foi a pior tarefa, foi muito difícil. Nos jogaram disfarçados para ganhar dinheiro, eu passei muito mal.

(08:14:53) igorBh: thiago, voce acha que se estivesse na versão original do aprendiz, sem ser o socio, ganharia da Mari? Tive a impressao que o seu negocio proposto foi o que mais pesou para o Justus tomar a decisão e te contratar
(08:31:13) Tiago Aguiar: igorBh, com certeza o projeto pesou. Mas os dois projetos eram muito legais. Ambos davam impacto ambiental e economizavam água. O meu proporciona mais ganhos. Mas na análise dos sócios eu tinha outras competências como pessoa que a Mariana ainda vai adquirir durante os anos. Então mesmo assim eu ganharia dela.

(08:14:53) Wanja: Como será o negócio em si? O produto será fabricado e distribuído no sistema de franquia?
(08:31:29) Tiago Aguiar: Wanja, será vendido diretamente, não terá franquias.

(08:17:22) Morena Flor- 18: Oi, boa noite! Quero saber, como vc se sentia na frente do Roberto quando ele começava a dar aqueles puxões de orelha?
(08:32:58) Tiago Aguiar: Morena Flor- 18, isso foi uma coisa fundamental para eu ganhar. Eu nunca fiquei nervoso nas reuniões. Sempre estive em salas de reuniões intensas, pois advogados lidam com estas coisas de litígio etc. Com o Roberto e a sua grandeza as pessoas têm que se impor e eu sempre mantive um equilibrio entre nós.

(08:19:41) Alex 24a/BH: Quantos papéis umedecidos são necessários para limpar um carro comum? Achei a idéia um pouco estranha quando você apresentou porque me imagino usando 10 pacotes do produto para limpar meu carro. É por aí?
(08:34:02) Tiago Aguiar: Alex 24a/BH, o lenço umedecido é grande e no pacote vão 30 lenços úmidos. Para lavar um carro serão em média 15 lenços. Dependendo do que for fazer poderá ser usado cinco. Então dá para economizar bastante.

(08:20:37) nany: Olá Thiago, parabéns pela vitória, pra vc, o que foi mais difícil na competição? As tarefas em grupo ou o entrosamento com os participantes?
(08:35:16) Tiago Aguiar: nany, eu falava que a equipe Ello não tinha problema de relacionamento porque não perdia. Mas durante as tarefas não tínhamos problemas de relacionamento. Não tínhamos nenhum auxílio, as tarefas é que eram muito difíceis.

(08:36:16) Tiago Aguiar: Sobre os outros participantes: Eu trabalharia com a Mariana, o Eduardo que trabalha muito bem. Até gostaria de tê-lo como sócio. Também a Mariana, o Edu, o Braga...

(08:23:32) Tiago: O que você pretende depois de uma sociedade concretizada e bem estabilizada? há mais um plano?
(08:37:02) Tiago Aguiar: Tiago, tenho planos, mas ainda não posso falar. O meu objetivo é que esta sociedade esteja pronta e vendendo. Eu quero ser um empresário com mais de um negócio, ter uma holding com vários negócios.

(08:29:41) m@rk: Falando em China, você e o Dr. Justus não teriam receio de falsificação, que acabou se tornando uma marca, digamos, registrada dos chineses?
(08:38:02) Tiago Aguiar: m@rk, existe receio. Quando mandam fazer algo na China, antes de ficar pronto já compram o produto no semáforo. O marketing será o essencial para fazer a marca e fará ele entrar no mercado.

(08:38:23) Tiago Aguiar: Sobre o preço: Será mais barato que uma lavagem de carro convencional.

(08:30:44) Samurai: Tiago, parabéns!! eu e minha familia torcemos por voce. Você têm previsão de quando seu produto estará disponível no mercado, quero muito comprar.
(08:39:23) Tiago Aguiar: Samurai, ele já estava quase pronto para rodar. Agora com este aporte de capital vou fazer análises técnicas, análises de mercado etc. Vou fazer planejamentos para deixar o produto bem estruturado. O produto deverá estar no ar lá para o final do ano.

(08:31:08) erick: vc pretende contratar alguns dos participantes desta edição? Para sua futura empresa ?
(08:39:40) Tiago Aguiar: erick, gostaria sim de contratar o Edu e a Mariana.

(08:33:59) Borges: Retirando a sua idéia de produto, qual outro que você julgaria uma forte concorrencia, ou seja um produto na qual seria bom quanto o seu?
(08:41:02) Tiago Aguiar: Borges, é difícil. O produto do Márcio era interessante. Para fazer o negócio acontecer seria necessário uma produção muito grande. O da própria Mariana é interessante também. Como não sou da área de marketing os projetos do Pedro e da Magali são legais, mas eu não faria.

(08:35:08) Japs: Eu sempre quis e ainda quero abrir um negócio, porém não suporto ser político. Você acredita que para conseguir sucesso em um negócio necessita de certa "politicagem" no negócio?
(08:42:12) Tiago Aguiar: Japs, pode-se fazer um negócio de todas as formas. Há pessoas que compõe mais a sociedade, como um projeto em que há quatro sócios que não falam entre si, mas o projeto vai muito bem.

(08:36:22) Mariana Caseño: Tiago, boa noite! Tenho uma dúvida! Este lenço será caro? No Brasil, e na própria humanidade em geral, o principal motivador de uso é o econômico! Infelizmente, não pensam muito na Natureza nestas horas! Como vai funcionar?
(08:43:53) Tiago Aguiar: Mariana Caseño, não vai ser caro. Lógico que temos um base que por enquanto não terá concorrência. Não podemos lançar um negócio que seja caro. Ele tem um apelo ecológico e há um tendência a escolher produtos ecológicos. Eu sempre vou analisar a parte econômica porque quero que as pessoas comprem motivadas pelo preço e pelo apelo também.

(08:36:53) kenji: A Record já anunciou a 5ª edição do aprendiz. Qual conselho você dá para quem pretende se inscrever?
(08:46:56) Tiago Aguiar: kenji, primeiro, se for o sócio, que tenham o projeto bem estruturado. Muitas inscrições eram ídéias e não projetos. Tem que analisar, ver se existe mercado, faturamento etc. Tem que estar maduro e é preciso mostrar a maturidade. Não adianta dizer que tem um projeto mirabolante, tem que ser viável. Hoje eu faria o Empretec do Sebrae para me ajudar no projeto. Eu entrei no projeto pelo apelo do sócio. O empreendedor por necessidade tem que fazer alguma coisa e tem aquele que tem necessidade dentro de si que o faz criar e fazer um negócio, e este sou eu. Eu sempre quis estar no lugar do meu chefe.

(08:42:04) Thaís: Gostaria de saber se valeu a pena tudo o que você passou ?
(08:47:39) Tiago Aguiar: Thaís, valeu muito. Foi uma experiência de vida incrível. Se aprende muito fazendo aquelas tarefas, parece que foram 30 anos em três meses, eu vivi muito neste período.

(08:42:12) Pires: Trabalhar com o Justus deve exigir muito jogo de cintura. Você enxerga isso como uma barreira?
(08:47:56) Tiago Aguiar: Pires, não, eu ganhei por ter jogo de cintura.

(08:44:17) *e=EVERTON: o roberto vai ser sócio majoritario ele que vai ditar vamos dizer assim as regras?
(08:48:55) Tiago Aguiar: *e=Everton, quando tem que impor a sua posição de acionário é porque o negócio não está indo bem. Então conversamos até chegar a uma opinião em comum. Quando dizem que é para fazer algo porque tem 51% a coisa não está indo bem.

(08:46:00) tiago_pe: Tiago eu assistir todas as edições do Aprendiz e acho que essa foi a mais justa. Mesmo que essa associação com o Roberto não dê certo, você acha que vai lhe ajudar em algo?
(08:49:57) Tiago Aguiar: tiago_pe, com certeza e acho que vai dar certo sim. E a exposição do projeto trás outras pessoas interessadas em financiar e ser parceiros. Fora que muitas pessoas conheceram o projeto e seria mais fácil de entrar no mercado do Brasil.

(08:36:58) m@rk: No seu conceito, estamos com nossos institutos e universidades nacionais longe de Harvard, Princepton ou Cambridge em pesquisa e projetos que venham a atender interesses comerciais e governamentais?
(08:51:44) Tiago Aguiar: m@rk, a pesquisa é um grande benefício deste meu projeto. Como é revolucionário e as pessoas ficam interessadas, até já fizeram pesquisas para estudá-lo e ver a sua viabilidade para entrar no mercado americano. Lá as universidades são muito mais avançadas. Este projeto por ser muito empírito poderia ter sido feito dentro de uma faculdade também.

(08:48:12) mnm: Você fala muito em competência! Quais as suas competência que permitiram a sua vitória?
(08:53:48) Tiago Aguiar: mnm, esta habilidade de conversar e entender as pessoas, analisar o ambiente, entender e ouvir, é uma competência. Eu poderia ter cansado, assim como o Pedro. Então o meu equilíbrio emocional foi fundamental para conseguir aguentar todo este tempo. E também a experiência administrativa, de ter trabalhado com a área internacional. O Roberto viu que eu atuo como sócio e não como funcionário, como tinha muita gente por lá.

(08:48:16) Vivi Marmo: você cursou alguma faculdade?
(08:54:19) Tiago Aguiar: Vivi Marmo, eu fiz Direito na PUC SP, fiz especializações. Também trabalhei na ONU...

(08:49:24) marcello_medeiros: tiago, hoje em dia com a preocupação com o meio ambiente, gostaria de saber qual será o impacto do seu produto na natureza?
(08:55:26) Tiago Aguiar: marcello_medeiros, para lavar um carro se usa como base 300 litros de água. Uma família usa por volta 450 litros de água. E exportar isso para países com problema de desperdício de água terá um impacto direto.

(08:50:59) Eduardo: Tiago, como começou a idéia de lavar carros sem o uso de água?
(08:56:50) Tiago Aguiar: Eduardo, esta foi uma idéia do meu sócio, que há dez anos atrás pensou em um produto que possa lavar um carro onde ele estivesse, de não precisar de um lugar específico. Então a idéia de poder lavar um carro sem água quer dizer que pode-se lavá-lo em qualquer lugar. Ele começou a estudar isso, com acertos e erros até chegar a este produto final. Ele será meu sócio tambem.

(08:52:20) brasil: Essa idéia se aplica somente na lavagem de carros?
(08:57:46) Tiago Aguiar: brasil, é para lavagem de superfícies. Pode ser qualquer coisa, desde carros, motos, aviões, até esta mesa. Mas o foco será para lavagem de veículos, pois tem um componente diferente.

(08:54:23) Pires: Tiago, para criação deste produto, certamente foram envolvidas algumas pessoas que não participaram junto com você nesta edição do programa. Este pessoal estará com você neste projeto, ou sua equipe teve de ser reformulada?
(08:56:53) Daniel Braga: Pq um produto tão bom e tão inovador ficou tanto tempo esperando um investimento?
(09:00:57) Tiago Aguiar: Pires e Daniel Braga, tenho uma equipe da empresa que sou sócio. Agora algumas pessoas vão trabalhar comigo, mas tenho outra empresa que vai continuar. Então vou montar uma nova equipe para tocar este projeto. Pessoas para o comercial, o marketing, pessoas que vão interagir entre o projeto novo e a empresa. Eu entro no projeto com 490 mil e o Roberto com 510 mil. Este produto já existe na forma líquida e era isto o que estávamos fazendo até então. Como este dos lenços umedecidos é um projeto que depende de outras coisas estávamos tocando em paralelo, mas não tanto quando os demais. Antes não tínhamos a estrutura como agora que tem três fábricas produzindo. Hoje temos capacidade de produzir.

(08:57:39) Tiago: Para lavar um carro na mesma velocidade que num posto de gasolina (10 min.) com wap é necessária uma ou 2 pessoas, enquanto para lavar com lenços , no mesmo tempo (10 min) vc precisará de quantas pessoas? o custo com o fator humano vai compensar?
(09:02:39) Tiago Aguiar: Tiago, já lavamos com lenço em sete minutos com uma pessoa de nossas lojas com habilidade. A idéia é fazer a lavagem enquanto o carro estiver abastecendo. Quanto ao tempo, é o mesmo de um carro normal. Neste faremos todo o processo de molhar, passar sabão etc.

(09:02:40) Tiago Aguiar: Agradeço a todos que torceram por mim, com certeza eu senti as vibrações. Muito obrigado.

(09:03:36) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Tiago Aguiar e de todos os internautas. Até o próximo!

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host