UOL Entretenimento Televisão

31/05/2009 - 23h28

"A Fazenda" tem estreia arrastada e perde para "Fantástico" recheado de famosos

CARINA MARTINS
Da Redação
A Record armou um esquema com a intenção de fazer história, mas o resultado ficou próximo do dia-a-dia da emissora. Falhas de execução na estreia do programa e a munição pesada dos concorrentes evitaram que "A Fazenda" ameaçasse o primeiro lugar da Globo. Com um início arrastado, o primeiro dia do reality show prometeu o começo do jogo, mas só entregou o preâmbulo. E não decolou na audiência como esperado.

Nos dados preliminares, a Globo teve média de 23 ao longo da duração do reality, contra 16 da Record e 11 do SBT. Apesar de ter ficado aquém da ameaçada, os números da Record ficaram acima da média da emissora para o horário, que costuma ficar entre 11 e 12. Já no final da transmissão, "A Fazenda" chegou a registrar picos de 21 pontos. Cada ponto do ibope corresponde a 60.000 residências da Grande São Paulo. 


PRIMEIRO DIA DE "A FAZENDA" MOSTROU PERFIL DOS PARTICIPANTES

A Globo não desdenhou da concorrência e alinhavou com capricho extra sua programação: dez minutos antes do horário programado para a estreia de "A Fazenda", Patrícia Poeta entra ao vivo no Domingão do Faustão, direto de seu camarim, para anunciar as atrações do Fantástico, que veio particularmente recheado de celebridades nesta edição. Além dos já divulgados anteriormente Susan Boyle, Pelé, Stephany Brito e Pato falando de seu casamento, Poeta apresentou parte do elenco de "Caminho das Índias", já no estúdio, para falar de "gafes".

Logo depois, às 20h45, ao lado dos atores da novela das oito, ela volta para começar o "Fantástico" na hora marcada, mas de dentro do "Domingão": um link promoveu um cruzamento entre os dois programas e evitou que o encerramento de um e início de outro desse qualquer intervalo ao telespectador. Além de trazer um batalhão de famosos de mais calibre que os confinados rurais.

Enquanto isso, a Record atrasou o início de "A Fazenda" em praticamente meia hora para escapar do Faustão. Quem sintonizou no horário anunciado, portanto, encontrou um grande naco do "Repórter Record", de Roberto Cabrini, que tratou da vida nos garimpos. Se o telespectador buscava a "leveza" de reality show e celebridades, foi surpreendido por histórias de tráfico de mulheres, pobreza e cenas de miseráveis consumindo crack.

Mesmo após o início oficial da transmissão, o programa em si ainda levou um bom tempo para começar. Horas. Pouco animado, Britto Jr. apresentou um VT com trechos das versões internacionais do programa (que já havia sido repetido à exaustão nas chamadas), Chris Couto mostrou as instalações da fazenda e, ao som de uma trilha sonora duvidosa encabeçada por uma versão country de "Stayin' Alive", os participantes começaram a chegar.

Mas a forma de apresentação, além de jogar holofotes na desconfiança sobre o status de "famoso" de parte do elenco, arrastou ainda mais o começo real do confinamento e, portanto, do programa propriamente dito. Uma hora depois, apenas metade do elenco havia sido apresentado. O elenco completo só cruzou a porteira após duas horas de transmissão. E nem precisava tanto suspense: a lista era a mesma que já havia vazado para a imprensa dias atrás. O elenco do reality é composto por Babi Xavier, Danni Carlos, Dado Dolabella, Danielle Souza (Mulher Samambaia), Pedro Leonardo, Luciele Di Camargo, Bárbara Koboldt, Miro Moreira, Fábio Arruda, Mirella Santos, Francielly Freduzeski, Jonathan Haagense, Carlinhos Silva (Mendigo) e Theo Becker.

Além disso, causou um problema de ordem prática no jogo: entre a apresentação do primeiro e do último participante, duas horas se passaram. Acontece que, à medida que eram apresentados, eles passavam também a concorrer, via voto do público, ao posto de "fazendeiro da semana", o equivalente ao líder do BBB. Desnecessário dizer que os últimos apresentados foram prejudicados pelo tempo menor de votação.

Depois de mais de duas horas de transmissão, os participantes entraram na casa. Mas não sem antes um novo VT de depoimentos. Porteira aberta, foram pouco mais de dez minutos de confinados passando pelo jardim, estourando champanhe, vendo queima de fogos...a escolha das camas, cena clássica que marca o início de todo reality show de confinamento, só veio às 23h17. Para um jogo que estava marcado para começar às 20h30, é um atraso e tanto. A transmissão acabou pouco depois. Justo quando o programa estava começando.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host