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31/05/2009 - 06h08

Em "fase Bial", Britto Jr. diz que apresentar reality show é forma de jornalismo

Da Redação
A discussão sobre as conseqüências da diminuição das fronteiras entre jornalismo e entretenimento não causa dor de cabeça para Britto Jr. A despeito dos pudores de boa parte dos colegas, misturar os dois elementos é uma busca intencional em sua carreira. "Sempre quis isso para mim. O comunicador precisa quebrar barreiras", afirma. Agora, prestes a estrear neste domingo (31) no comando do reality show "A Fazenda" - numa trajetória de repórter, apresentador de revista eletrônica e comandante de confinados similar demais à de Pedro Bial para que ele tente evitar a comparação - Britto não teme macular sua imagem de jornalista com o passo definitivo rumo ao entretenimento. Pelo contrário.

BRITTO JR. FALA SOBRE SUA ESTREIA À FRENTE DE "A FAZENDA"

  • Edu Moraes/ TV Record
Com uma tese que transforma o comando de um reality show em uma espécie de cobertura jornalística de um evento de entretenimento, ele faz o raciocínio inverso e acredita que seu nome serve, na verdade, para dar "credibilidade" à diversão. "No reality não estamos falando só de entretenimento. As pessoas estão participando de uma disputa séria, que vale R$ 1 milhão. Não é uma cobertura jornalística do noticiário, mas exige técnicas jornalísticas, é uma cobertura jornalística dessa diversão", discorre.

Apesar de a teoria soar pouco ortodoxa, Britto Jr. acredita que, para o público, o conceito já é realidade. "Quando Pedro Bial começou a apresentar o BBB, todo mundo estranhou seu tom sério. Mas é uma brincadeira séria. Tem de levar a sério, porque é uma disputa. Hoje o público já captou isso".

A aposta no discernimento do público, aliás, é um dos pilares que sustentam a tese que ele segue na tentativa de tornar-se um "comunicador mais completo". "Dá para juntar as duas coisas, informação e diversão. Esse negócio de dizer que o público tem mentalidade de nove anos é balela para justificar algo que quiseram fazer e não conseguiram", alfineta, referindo-se a uma declaração recente de Miguel Falabella. "Achar que o público não sabe assistir TV é brincadeira. O brasileiro é especialista em assistir televisão. O povo sabe distinguir o que está vendo".

O programa

No caso, o que o povo vai ver inclui a mistura de uma "disputa séria" com um visual "caipirinha" do apresentador. Assim como acontece nas chamadas do programa, o Britto manterá a inspiração rural do programa também em seu figurino, mas "nada muito radical": "se você for ver, a moda masculina outono/inverno está mesmo cheia de camisa xadrez", ameniza.

Se o estilo do guarda-roupa já está definido, o da apresentação deve ser construído ao longo dos três meses do reality que confina 14 celebridades em uma fazenda. "Dá para comparar com Bial porque a ideia é a mesma, mas nunca vai parecer (com o estilo dele)", diz. "Vou seguir meu ritmo, a cada dia vai ser novidade para mim também".

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