UOL Entretenimento Televisão
 
10/10/2011 - 10h45

"A Fazenda 4" teve as cabras entre os personagens principais


Da Redação

A quarta edição de “A Fazenda” foi uma das mais conflituosas do reality show desde o seu começo. Por inúmeras razões, os peões se desentenderam várias vezes no confinamento e se dividiram em subgrupos, além da decisão da produção em dividi-los em grupos para a disputa do prêmio polêmico de R$ 500 mil, e chegaram até a declararem uma “guerra dos sexos”, separando a casa em homens e mulheres. No meio de todas as polêmicas estiveram presentes personagens que, mesmo indefesos e irracionais, apareceram como tema de muitas discussões: as cabras.

“A Fazenda”, como se sabe, é um reality show que tem como propósito colocar famosos (ou quase) no que se aproxima da realidade de uma fazenda normal, com cuidados de bichos e plantas. Já no primeiro dia do confinamento todos são instruídos por profissionais, como a zootecnista Fernanda, de como é o tratamento com os animais. Os 15 participantes então dividem as tarefas entre si e cada um se responsabiliza por atividades como limpar o chiqueiro, tirar leite da vaca e regar as plantas. Logo na primeira semana, o ator Thiago Gagliasso foi eleito para limpar a área das cabras e tirar o leite de uma delas, iniciando uma série de acontecimentos que envolvem os pobres bichos.

Anna Markun: amor e ódio

Logo no começo, uma das cabras ficou grávida, o que sensibilizou alguns confinados. Anna Markun foi quem percebeu o fato e contou para os outros, que acompanharam o parto e batizaram o recém-nascido. A atriz foi a segunda designada a cuidar das cabras e ficou várias semanas na função.

Ainda que tenha cuidado bem delas e as tratado com carinho e respeito, Anna Markun mostrou-se exausta depois de algum tempo e a atividade acabou virando mote de uma das várias discussões que ela teve com seu inimigo (antes melhor amigo) Gui Pádua. Quando o paraquedista se tornou fazendeiro e a colocou na função das cabras, a atriz reclamou durante toda a semana da atividade e aproveitou para criticar a postura dele na função. “Não existe fazendeiro, né? Só sei que ele não oferece ajuda para ninguém”, gritava logo pela manhã pra as câmeras e os outros peões.

Dez dias antes de sua eliminação, a peoa então mostrou sua completa insatisfação com as cabras e disse que não iria mais realizar a atividade. “Chega” berrou a atriz para Gui Pádua e pediu para mudar sua função para a faxina. A dificuldade para descer os animais para o piquete era a maior reclamação dela, que repetia sempre que apenas um peão não era suficiente.

Thiago x Rita Lee

De volta à atividade depois de algumas semanas, Thiago Gagliasso protagonizou uma das maiores polêmicas do programa, que teve até famosos e ONGs pedindo a expulsão do ator do reality show.

 A relação entre o peão e as cabras começou a se mostrar defeituosa depois que ele recebeu uma bronca da então fazendeira, Joana Machado. A pedido do caseiro Clébis, a personal trainer ordenou que Thiago refizesse todo o trabalho com os animais, pois tudo tinha sido malfeito. O ator refez a contragosto, mas admitiu mais tarde que realmente “dava um migué” na atividade. Depois disto, cada movimento do ator passou a ser monitorado pelos internautas e telespectadores.

Até que o peão confessou para outros participantes que batia nas cabras e se estressava com elas, principalmente depois das festas do programa. Uma onda de comentários negativos então surgiu na internet e campanhas no twitter pediam a expulsão do ator. Como, por ter agredido exatamente Thiago Gagliasso, a participante Duda foi eliminada do programa, os internautas pediam que a mesma regra de agressão fosse aplicada neste caso.

A cantora Rita Lee, que tem mais de 300 mil seguidores, manifestou sua opinião no microblogger. “Thiago Gagliasso: talento que é bom vc não tem, então se vinga maltratando animais”, postou. Ela ainda pediu diretamente para que o diretor do programa, Rodrigo Carelli, expulsasse o participante. Várias ONGs de direitos dos animais também pediram que a produção tomasse alguma providência, além de inúmeros internautas que fizeram até um abaixo-assinado virtual.

Depois das manifestações na internet, a direção não expulsou Thiago Gagliasso, mas tomou algumas providências. Primeiro os peões foram punidos e tiveram que dormir fora da casa da sede por uma noite, mas, depois das reclamações do ator, que continuou desrespeitando e xingando os animais, outra punição foi dada aos confinados. “Por agressões físicas e verbais todos ficarão sem água por 48 horas”, dizia o aviso.

Irônico, o ator continuou sem paciência com os animais, mas dizia “por favor, que vocês se reúnam na parte esquerda e não me atrapalhem mais”. Raquel, quando se tornou fazendeira, pensou em indicar o peão por causa do desrespeito dele, além de vários peões terem condenado o ator pela atitude.

Eliminado na décima Roça do programa, Thiago Gagliasso foi mais uma vez criticado por Rita Lee no twitter. ““Então o ator sem talento foi saído daquele programinha furreca no canal do ‘bispinho’ de araque? Ótimo... meu santo é desconfiado... sei lá...”. Fora da casa, ao perceber a repercussão dos seus atos, o ator participou do programa da Rede Record “Hoje em Dia” e, ao vivo, pediu desculpas às cabras.

Raquel e as dificuldades

Ainda quando era fazendeira, Raquel se sensibilizou com as cabras após as punições que todos tomaram por causa do desrespeito de Thiago Gagliasso e decidiu que iria cuidar dos animais no lugar dele. “Eu vou fazer um favor pra ele, mas ainda mais um favor para elas”, comentou. Lentamente a peoa passou a subir e descer com as cabras sem ter que xingar nenhuma e as visitava fora do “horário de trabalho”.

Entretanto a tarefa não foi fácil para a peoa, que levou baile das cabras quase todos os dias, e pediu ajuda para vários participantes enquanto esteve na função. A calma da “surfistinha” foi criticada por vários, que diziam que era por isso que ela não conseguia realizar a atividade.

O caseiro Clébis teve que falar com ela duas vezes para orientá-la no cuidado com os animais. Uma vez ele deu uma bronca por ela não estar lavando os bebedouros direito e na outra o recado dele foi bastante inusitado. “Você está tirando o leite da cabra errada”. Raquel descobriu então que, por quatro dias, confundiu os animais e deixou uma cabra com dores por não ter seu leite retirado.

Os dias depois da festa sempre foram os piores, já que a ressaca atrapalhava a peoa, assim como atrapalhou Thiago, na função. Em um deles, Valesca, que era fazendeira, brigou com Raquel, que deixou as cabras escaparem e teve dificuldades para retorná-las ao curral. Ainda com dificuldades, Raquel Pacheco ficou designada como responsável pelas cabras até o dia da grande final. E, sem competirem pelos R$ 2 milhões, as cabras entraram para a história da “Fazenda” como as coadjuvantes que se tornaram mais que personagens principais.

Veja também

Carregando...

Participantes

  • Anna Markun
  • Compadre Washington
  • Dani Bolina
  • Dinei
  • Duda Yankovich
  • François Teles
  • Gui Pádua
  • Joana Machado
  • João Kléber
  • Marlon
  • Monique Evans
  • Raquel Pacheco
  • Renata Banhara
  • Taciane Ribeiro
  • Thiago Gagliasso
  • Valesca Popozuda
Hospedagem: UOL Host