UOL Entretenimento Televisão

04/02/2010 - 10h26

Ações de merchandising ocupam 80% da noite na "Fazenda"

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL
  • Reprodução/Record

    Andre Segatti disputa um carro em prova de "A Fazenda" (3/2/2010)

Os bons resultados comerciais levaram a Record a prorrogar por mais três dias a segunda edição de “A Fazenda”. O reality não terminará mais no próximo domingo, mas somente daqui a sete dias, na quarta-feira 10. Louvado seja este sucesso – é a publicidade que mantém toda a mídia em atividade.
 

O problema, neste caso, é como manter o frescor, a graça e o interesse de um programa, em si, cada vez menos divertido e, ao mesmo tempo, acomodar tantos interesses comerciais. O episódio desta quarta-feira da “Fazenda” é exemplar do desequilíbrio entre o que resta de conteúdo ao programa e a necessidade de preenchê-lo com ações de merchandising.
 

Dos 31 minutos de “A Fazenda”, cerca de 25 (mais de 80%) foram dedicados a publicidades “disfarçadas”, inseridas como se fossem atividades regulares dos três peões que restam no confinamento. Nos seis minutos restantes, vimos os candidatos em atividades triviais – Karina brigando com um avestruz e André levando coice de uma vaca.
 

No primeiro “merchan”, de uma operadora de tevê por assinatura, Karina, Mateus e Andre disputaram um campeonato de “pebolim”, como é chamado em São Paulo, ou “totó", no Rio. A “ação” durou seis minutos, e ainda contou com os jogadores de vôlei Giba e Marcelinho – todos os cinco vestindo a camisa da empresa patrocinadora.
 

O segundo “merchan”, de uma marca de veículos, durou 20 minutos. Consistia de duas provas, uma gravada e outra ao vivo, no qual os três confinados, com camisetas da marca, disputaram um automóvel 0 KM.
 

Nas duas ações, o apresentador Britto Jr. desempenhou papel ativo, sublinhando as qualidades dos produtos anunciados. No caso do automóvel, Britto citou o nome do modelo 19 vezes – o que deve ser um novo recorde mundial de propaganda ao vivo feita por um jornalista na televisão. E “A Fazenda”? E o espectador?

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é repórter especial e crítico do UOL. Jornalista desde 1986,
já trabalhou no "Jornal do Brasil", "Estadão", "Folha de S.Paulo", "Lance!",
"Época" e "CartaCapital", entre outros.

Fórum UOL Televisão - Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host