UOL Entretenimento Televisão

04/01/2010 - 10h45

Crítica de "A Fazenda 2": Só Igor salva

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL

Num reality que tinha tudo para ser esquecido antes mesmo de terminar, o ator Igor Cotrim tornou-se o protagonista de uma rara história -a do participante que funciona como uma espécie de ombudsman do próprio programa, um grilo-falante incômodo, cuja ação, no limite, ajuda a desconstruir "A Fazenda" por dentro.

  • Reprodução

    Cacau e Igor discutiram durante o programa ao vivo (3/1/10)

Logo no início, ao ser repreendido pelas dançarinas Sheila Mello e Adriana Bombom por ter feito uma brincadeira de mau gosto, respondeu: "A gente tem que ficar vendo elas balançando a bunda, fazendo dança do créu. É vulgar ficar o tempo inteiro balançando a bunda desse jeito".

Com uma sinceridade acachapante, expôs Mauricio Manieri ao ridículo, chamando-o de "cretino", depois de ser saudado como "bichão", e ironizou as moças que apoiavam o músico dentro da casa, apelidando-as de integrante do grupo "Mauricio e as marionetes".

O ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, foi outra vítima de Igor. Ao vivo, o ator apelidou o colega de "homem-sussurro", revelando seu incômodo com o jeito de Xuxa se relacionar na casa.

Na virada do Ano Novo, revoltado com o show de desperdício de comida que viu na festa, teve um ataque: "Estou com vergonha de mim de estar aqui". Chorou, até. E depois explicou, para a única amiga que fez na casa, a atriz Karina Bacchi: "Isso é um reality, não é a vida real".

Furioso com o musculoso modelo Caco Ricci, ironizou: "Prefiro malhar um pouco mais meu coração e minha cabeça". E, cruel, anunciou que o modelo dá sinais de perder cabelos.

Mais que um estranho no ninho, um patinho feio, Igor expõe o baixo nível de seus companheiros de programa e o despreparo da Record para lidar com o que ele oferece de matéria-prima. Britto Jr., depois de exibir o desabafo do ator com o desperdício de alimentos na festa de Ano Novo, só foi capaz de dizer: "Uma montanha-russa de emoções". Quem escreve esses textos?

Diante dos demais participantes, que se esforçam em fazer o tempo passar, Igor tornou-se a única atração de "A Fazenda". Uma atração, porém, incômoda, pelo potencial que tem de expor o programa ao ridículo. É uma bomba-relógio, portanto.

Contra os prognósticos de diferentes enquetes, como a do UOL, Igor vai permanecer pelo menos mais uma semana. Como manter "A Fazenda" interessante sem a sua presença é o desafio que deve estar martelando a cabeça da Record neste momento.

>> Comente esta crítica no Fórum

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é repórter especial e crítico do UOL. Jornalista desde 1986,
já trabalhou no "Jornal do Brasil", "Estadão", "Folha de S.Paulo", "Lance!",
"Época" e "CartaCapital", entre outros.

Fórum UOL Televisão - Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host