UOL Entretenimento Televisão
 

Coluna do Maurício Stycer

19/11/2010 - 07h02

Viola encarou o reality show como decisão de campeonato

Mauricio Stycer
Crítico do UOL
  • O jogador levou a disputa muito a sério e não mostrou o humor pelo qual era conhecido

    O jogador levou a disputa muito a sério e não mostrou o humor pelo qual era conhecido

De todos os participantes da terceira edição da “Fazenda”, o que mais me surpreendeu foi Viola, um dos poucos que eu conhecia antes de o reality show começar. Primeiro, porque nunca imaginei que um jogador com a sua história tivesse a coragem de se expor desta maneira. E segundo, por descobrir no programa uma figura muito diferente da imagem pública que ele cultivou.

Viola consagrou-se como jogador do Corinthians, o time com a segunda maior torcida do País. Na sua primeira partida como titular, em 1988, jogando com a camisa 9, fez o gol que deu o título paulista ao time, na prorrogação, contra o Guarani.

Em outra prorrogação, na final da Copa do Mundo, em 1994, saiu do banco para jogar quando faltavam poucos minutos para o fim e teve a chance, desperdiçada, de fazer o gol do título – conquistado em seguida nos pênaltis. “Você ajudou o Brasil a ser campeão”, disse Britto Jr, falando a verdade, após anunciar a eliminação do jogador com 76% dos votos, uma rejeição de grandes proporções.

Por todos os times por onde atuou, o que inclui Vasco, Palmeiras e Santos, Viola sempre chamou a atenção pelo jeito brincalhão, debochado e descontraído. Numa de suas cenas mais famosas, comemorou um gol do Corinthians sobre o Palmeiras imitando um porco em campo.

Ao falar sobre si próprio, na véspera da eliminação, Viola lembrou que passou por vários clubes e pela seleção. “Cheguei no topo”, disse. “As pessoas me conhecem, sabem que dou risada”, observou. “Sei perder, mas sempre jogo para ganhar. O que erra menos, vence”.

Onde será que Viola errou? O jogador parece ter encarado o reality show como uma decisão de campeonato. Não à toa, vestiu uma camisa da seleção brasileira, com o número 9 às costas, em sua última noite.

Torcedor na arquibancada gosta de jogador que disputa cada lance com garra e se mata pelo time, mas quem está ali na poltrona, comendo pipoca, talvez prefira gestos mais sutis. É possível que Viola precisasse muito do prêmio, mas não deveria ter demonstrado isso de forma tão ostensiva.
 
Viola deu poucas risadas durante o programa. Tentou vencer cada prova como se fosse final de Copa do Mundo. Não entendeu algumas piadas que fizeram com ele, nem as estratégias de seus adversários. Não soube lidar com o humor de altos e baixos de alguns colegas de confinamento. Foi ofendido, mas ficou com fama de vilão. Difícil acreditar, como disse Britto Jr., que "sua vida vai melhorar" depois da saída da "Fazenda".

Veja também

Carregando...

Mauricio Stycer

O repórter especial e crítico do UOL comentou os reality shows "A Fazenda 2" e "BBB10" e cobriu a Copa do Mundo na África do Sul e as eleições 2010, entre outros textos publicados

Participantes

  • Geisy Arruda
  • Janaina Jacobina
  • Lizzi Benites
  • Luiza Gottschalk
  • Monique Evans
  • Nany People
  • Sergio Abreu
  • Sérgio Mallandro
  • Tico Santa Cruz
  • Viola

Enquete

Qual participante mais se destacou em "A Fazenda 3"?

Participe
 
Hospedagem: UOL Host