UOL Entretenimento Televisão
 

Coluna do Maurício Stycer

12/11/2010 - 10h18

Janaína recorre a Deus e família contra Viola

Mauricio Stycer
Crítico do UOL
  • Viola parece pouco à vontade com os ataques da rival Janaína, que recorre a Deus e família contra o ex-jogador (11/10/10)

    Viola parece pouco à vontade com os ataques da rival Janaína, que recorre a Deus e família contra o ex-jogador (11/10/10)

Eliminado Dudu Pelizzari, as atenções da “Fazenda” se voltam agora ao que sobrou de antagonismo explícito, o estranho duelo entre o ex-jogador Viola e a jornalista Janaína Jacobina.

Personagem mais enigmática deste programa, Janaína já deu sinais de que queria ir embora no meio, sugeriu descontrole emocional, depressão e euforia exagerada. Suas performances levaram parte do público a enxergar nela uma versão feminina do ator Theo Becker, sucesso da primeira edição da “Fazenda” com seu comportamento errático.

Num ambiente naturalmente descontraído, formado por modelos, atores e candidatos a fama, em que todos dormem juntos, perambulam com poucas roupas e trocam insinuações variadas, surpreende que Janaína tenha apelado a Deus e invocado a família em seu esforço de antagonizar com Viola. No seu discurso mais notável sobre o tema, que a edição da “Fazenda” já repetiu algumas vezes, ela disse:

“Diante de um programa que passa em rede nacional, um programa direcionado à família... Quanto ao fato do Viola ser casado, não me diz respeito. Me diz respeito sim o fato de uma pessoa que é casada ficar o tempo todo deitado em cama de mulheres, brincando de maneiras sensuais. Uma vez que ele fala que só joga numa parte do campo, e não aqui dentro. E as fofocas tem girado, e os seus aliados também sido estas que você deita, esfrega e brinca o tempo todo”

O maquiador Carlos Carrasco já havia revelado que Janaína usou uma Bíblia para transmitir recados a ele. “A Janaina pegava as frases da Bíblia para me contar as estratégias da equipe dela. Eu já sabia os votos dos avestruzes. Frases assim: 'Seus amantes serão castigados'. Eu dizia amém. Ela pediu segredo e eu fiquei quieto”, contou um dia a Nany People.

Confinada esta semana com Dudu e Ana Carolina, Janaína disse: “Quando eu sair daqui, tenho que passar nas igrejas para tirar a uruca do Viola”.

O ex-jogador parece pouco à vontade com os ataques da rival. Tem se defendido, dizendo que é naturalmente brincalhão e que seu comportamento na “Fazenda” é o de um participante de um jogo. “Eu acho que ela tem problema, mas tem muita maldade nas coisas que ela faz também. Usar a Bíblia para passar mensagem sobre jogo é um absurdo. Isso é coisa para ser excomungada”, disse sobre Janaína.

Em um dos comentários infelizes que fez sobre Janaína, disse ao colega Daniel: “Tem mulher que provoca porque sabe que não podemos bater nelas”.

No esforço permanente de dissociar sua imagem da Igreja Universal, dona da emissora, deve ser desconfortável para a Record ver a discussão tomar este rumo.

Posso estar enganado, mas suspeito que, saindo um dos dois, ou ambos, o reality deve mergulhar, tudo indica, naquele marasmo final em que todos fingem se gostar e derramam lágrimas de crocodilo pela  eliminação dos colegas.

Veja também

Carregando...

Mauricio Stycer

O repórter especial e crítico do UOL comentou os reality shows "A Fazenda 2" e "BBB10" e cobriu a Copa do Mundo na África do Sul e as eleições 2010, entre outros textos publicados

Participantes

  • Geisy Arruda
  • Janaina Jacobina
  • Lizzi Benites
  • Luiza Gottschalk
  • Monique Evans
  • Nany People
  • Sergio Abreu
  • Sérgio Mallandro
  • Tico Santa Cruz
  • Viola

Enquete

Qual participante mais se destacou em "A Fazenda 3"?

Participe
 
Hospedagem: UOL Host